domingo, 30 de maio de 2010

Se...



Se capataz fosse uma entidade matemática, seria um ângulo obtuso..............








Se capataz pertencesse à Física, seria uma ilusão de óptica...............






Se capataz fosse programa informático, seria um vírus.................





Se capataz pertencesse à Química, seria um gás tóxico..................








Se capataz fosse pintura, seria um borrão.................................







Se capataz pertencesse à música, seria uma canção pimba.........








Se capataz pertencesse ao desporto, seria bola de râguebi...............

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Estória do ângulo obtuso


Conhecem a estória de um ângulo obtuso,que se escondia por todos os cantos e nunca ninguém dava por ele? Nos testes de Matemática apareciam ângulos rectos, ângulos agudos, mas o obtuso nunca ninguém o via.Sempre que alguém precisava de um ângulo, ele estava ausente. E quando precisavam dele, tinham que andar à sua procura. Até que chegou o dia em que o ângulo obtuso entendeu que também era necessário ao sistema. Ele que nunca tinha servido para nada, foi à loja dos chineses e comprou papel de embrulho às florzinhas. Embrulhou-se nele, deu um jeito num dos lados que estava torto, e preparou-se para entrar em cena. À primeira vista ninguém o reconheceu, mas quando uma bissectriz se aproximou dele, reconheceu-o imediatamente pela sua teimosia e mesquinhez em não permitir que a bissectriz cumprisse a sua função.Podia estragar o papel de embrulho e a sua "imagem" ficaria prejudicada.Não demorou muito tempo para que o embrulho começasse a revelar o que tinha lá dentro. E toda a gente se apercebeu que era o ângulo obtuso que estava disfarçado.Conseguiu com este disfarce entrar em cena, e as suas ideias obtusas começaram a vir à superfície. Mas agora estava numa posição privilegiada, graças ao seu engodo. E o ângulo obtuso, que nunca tinha servido para nada, sentia-se agora importante e disposto a pôr tudo na ordem.Ai de qualquer semi-recta que não lhe obedecesse . Até o triângulo rectângulo, figura bastante estimada no seio da matemática, viu a sua liberdade cerceada, sofrendo represálias para que passasse a dizer amen ao ângulo obtuso. Não deixou de haver, porém quem lhe começasse a prestar vassalagem.

Velhos costumes N`ESTES TEMPOS

Um dos principais ajudantes de campo do capataz teve a ideia luminosa de mandar colocar a fotografia do capataz em todas as paredes dos espaços do seu local de trabalho, de forma que todos percebessem quem era o iluminado. Hábitos já antigos, mas bem elucidativos. São os ajudantes de campo no seu melhor. Não se aperceberam ainda que têm sobre as suas costas uma "faca", pronta a cair na primeira oportunidade que aparecer. Eu estou cá para ver, e não adianta chorar sobre leite derramado.
(Moldura de madeira e tudo...)

sábado, 22 de maio de 2010

La cucaracha

Na campanha eleitoral, deram-nos música. Agora dão-nos baile. Vejam que afinadinhos!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A crise


A partir de um de Junho vamos ter mais aumentos de impostos. Quando foi anunciado, no dia da visita de Sua Santidade o Papa, pensei que fosse a revelação do 3º segredo de Fátima. Afinal foi só o aproveitar de uma oportunidade em que os portugueses estavam com o ego um pouco inchado, logo mais tolerantes. Dizia eu a um amigo meu;- É melhor pagarmos com um sorriso. E diz-me ele:- Eu tentei, mas eles pedira-me em dinheiro...

Frase


Conhecem aquela frase de Winston Churchill onde ele diz:

-"Eu gosto de porcos. Cães nos olham de baixo. Gatos nos olham de cima. Porcos nos tratam como iguais. "

Som em português

Lisboa que amanhece (Sérgio Godinho)

Caetano Veloso: sozinho

segunda-feira, 17 de maio de 2010

sábado, 15 de maio de 2010

estória


A propósito da visita do Papa:


- Existem alguns padres que só dão missa ao início da noite. Sabem porquê? É que nesta altura a noite ainda é uma criança...

Manifesto anti-capataz


O capataz é fruto de um aborto mal sucedido.

O capataz é um traumatizado que não admite quem pense diferente dele.

O capataz não percebeu ainda que ESTES TEMPOS são diferentes daqueles com que sonha.

O capataz não percebeu que apesar de ainda haver carneiros, eles estão em minoria. E que os seus ajudantes de campo não resistem a muitas facadas nas costas.

O capataz é o exemplo acabado de quem em pequeno não teve aceitação junto dos colegas. Não jogava à bola, porque se cansava muito. Enquanto os colegas jogavam à macaca, o capataz entretinha-se a fazer palavras cruzadas.

O capataz ia todos os dias para casa fazer queixinhas dos amigos que lhe batiam na cabeça.

O capataz prometeu que quando fosse crescido havia de se vingar.

O capataz foi a primeira vítima de bullying conhecida.

O capataz foi sempre um menino da mamã. A mamã deu-lhe banho até aos dezoito anos, e arranjou-lhe a primeira namorada.

O capataz cheira mal dos sovacos.

O capataz viveu sempre de expedientes,e desconfia de toda a gente, porque pensa que não existem outras formas de estar na vida.

O capataz ainda não percebeu que quando alguém se está a rir, não se está a rir para ele, mas sim a rir dele.

O capataz só vai durar enquanto durarem os seus ajudantes de campo.


Manfina...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Frase da semana


DIZ O CAPATAZ:

Um dia vou ser tão rico, mas tão rico, que as pedras dos meus rins, vão ser pedras preciosas.

Trepar sem escada


Corria o boato junto do sistema solar que a Terra ia aumentar a velocidade do seu movimento de translação, o que deixou os restantes planetas muito preocupados. Porque razão iria a Terra desobedecer às leis da natureza. Posta perante esta questão, a Terra esclareceu que estava a sofrer pressões no sentido de os anos ficarem mais curtos, pois havia alguém que precisava de arranjar currículo e temia não durar o suficiente para aquilo a que se propunha. Foram enviados emissários ao Sol, para que ele aceitasse esta alteração. Como protesto, os restantes planetas decidiram parar o seu movimento durante dois dias, o que causou uma grande confusão. Foi então chamado o FBI, para averiguar as causas desta situação. Depois de aturada investigação, chegaram à conclusão que a responsabilidade era dos ajudantes de campo do capataz, que o queriam catapultar para o posto de capataz-mor, de forma a um deles assumir o posto de capataz. Não chegava já o capataz andar a furar convenções e outras normas universais, para agora também os seus ajudantes de campo fazerem o mesmo. Acenem-lhes com a mirgem do poder, e é vê-los a inchar e a relinchar.

O polvo


Depois de tudo o que aqui foi escrito, alguém me perguntou: como sobrevive ainda o capataz? Por estranho que pareça a partir de certa altura começaram por manifestar-se os seus ajudantes de campo, fazendo o trabalho menos limpo, de forma a salvar a face do capataz. E começaram por este blogue fazendo pressão para que ele fosse silenciado. Esforços em vão. Não sei se por terem falhado a missão, terão direito a algumas migalhas, mas ao menos ganharam a confiança do capataz, que lhes prometeu protecção ad eterno. Sim, porque ele considera-se um predestinado, qual Papa a controlar o seu rebanho (aqui de carneiros).

Quando imaginei esta figura, jamais pensei que o seu carácter alguma vez pudesse suscitar seguidores tão abnegados. Mas eu estou sempre a aprender, em cada frase que escrevo ou em cada palavra que digo.E acreditem que hoje alteraria todos os posts já publicados, acrescentando-lhes estas figuras sinistras, que por umas migalhas de poder se dispõem a fazer tudo. O dicionário por onde estudaram deveria faltar-lhe a letra L. Logo, liberdade, livre são palavras que não lhes dizem nada. São os sinais d`ESTES TEMPOS novos, que se confundem com os sinais de Outros Tempos já muito velhos.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Optimizar apoios














O capataz decidiu mudar de burro para as suas rondas habituais.Achou que o burro o criticava demais nas suas observações, e ainda por cima protestava muito. Em cima o burro a protestar com o capataz.
Depois de pensar muito, o burro, perdão, o capataz estava indeciso entre um burro com alguns conhecimentos ou um que tivesse um aspecto mais moderno. O problema é que o burro com mais conhecimentos, tinha o mau hábito de ler em serviço, como se pode comprovar pela imagem Em baixo. Pensou num com aspecto mais moderno, às pintinhas, mas decidiu-se por um de marca, pois aumentava o"status",(um BMW com cascos de liga leve)





domingo, 9 de maio de 2010

O fim do capataz


O que fazem 5 Teoremas, 3 ácidos, 2 semifusas, 5 planetas e 3 cores reunidas numa sala? Discutem a sua liberdade criativa e os obstáculos que vão sendo postos ao seu livre desempenho. Depois de muito discutirem, chegam à conclusão que o principal obstáculo com que se têm deparado, tem sido o capataz. Discutiram sobre qual a melhor forma de ultrapassarem este problema. Depois de analisadas várias propostas, concluíram que só existia uma solução para este problema. O capataz deveria ser extinto. Aprovaram a seguinte proposta, em reunião Geral Extrordinário: " O capataz deve ser extinto o mais rapidamente possível. Devem ser desencadeados todos os procedimentos, que conduzam à aplicação desta proposta".

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A sede do poder


Conhecem aquela estória, em que o capataz ao fazer a ronda diária encontra um sujeito encostado a uma esquina sem estar a fazer nada e lhe pergunta quanto é que ele ganhava. O sujeito respondeu que ganhava 500€ por mês. Diz-lhe o capataz:- Passe pelos serviços de contabilidade, peça 500€ e fica despedido. No final da ronda o capataz foi certificar-se se o sujeito tinha cumprido as suas ordens. Perguntou então quais eram as funções daquele sujeito, ao que lhe responderam que ele estava ali porque tinha vindo trazer uma pizza que lhe encomendaram.

´


Há pessoas que gostam tanto de mandar, que se esquecem de pensar

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A escola


Passarei a partir de agora, e aproveitando os novos tempos de construção de escolas novas, a escrever sobre o que nós esperamos; uma escola nova ou uma nova escola?

Como diz um provérbio popular:

Será que estamos a confundir a estrada da Beira com a beira da estrada? Veremos mais adiante.

domingo, 2 de maio de 2010

Frase da Semana


As pessoas que estão certas, às vezes colocam em dúvida as suas próprias certezas, enquanto as pessoas que estão erradas, são as mais convictas de estarem certas.

Estória


Estavam Einstein, Lavoisier e o Professor Moniz Pereira a analisar o perfil do capataz. Decidiram então fazer alguns testes, para ajudar as suas conclusões. Lavoisier acha recomendável encontrar o ponto de fusão do capataz. Para isso precisa de uma tina de 1000 litros e uma fonte de calor que chegue aos 750º centígrados. Einstein resolveu medir a resistência do capataz à passagem da corrente eléctrica. Para isso precisa duma fonte eléctrica com 1000 volts. Moniz Pereira resolve fazer um teste aos abdominais do capataz. Para isso precisa d um bloco de betão com 500Kg. Iniciado o primeiro teste, os trabalho foram interrompidos, porque o capataz fundiu mesmo, infectando toda a zona, num raio de 500 metros, com um cheiro, que levou à evacuação de tudo o que estivesse nessa área. Os próximos testes ficaram adiados para uma data a definir.